Esporte
Valentim desbanca antecessores e recupera América na Série B
Estreia do treinador foi contra o Amazonas pela competição nacional, há 75 dias
A campanha de recuperação do América na Série B do Campeonato Brasileiro começou justamente no início de trabalho do técnico Alberto Valentim, que ganhou destaque. O treinador estreou no comando do time foi há 75 dias, no dia 15 de agosto, quando o Coelho empatou com o Amazonas (2 a 2), em Manaus.
Desde então, Valentim ficou à frente do time em 13 duelos, com cinco vitórias, cinco empates e três derrotas, 13 jogos, um aproveitamento de 51,2%, rendimento bem melhor que os dois antecessores que passaram pelo clube neste ano: William Batista e Enderson Moreira.
Natural de Oliveira, na região Oeste de Minas, Alberto, de 50 anos, coleciona passagens para vários clubes do futebol brasileiro: Palmeiras, Bragantino, Botafogo, Vasco, Avaí, Cuiabá, Athletico-PR, CSA, Atlético Goianiense e Ituano, além do Pyramids FC, do Egito.
Técnico Alberto Valentim tem se destacado no comando do América
Após vencer o Athletic (2 a 0), na rodada passada, o América respirou bastante na competição. A diferença de pontuação do time, 14º colocado, com 41 pontos, para o Botafogo-SP, 17º colocado, com 35 pontos, primeiro time do Z-4, aumentou para seis pontos.
As chances de queda do Coelho para a Série C despencaram bastante e caíram de 11,9% para 0,6%, segundo cálculos atuais dos estatísticos do site Probabilidades no Futebol do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
William Batista e Enderson Moreira
Com passagem pelas categorias de base do clube, Batista foi efetivado no cargo de técnico em dezembro de 2024 e foi demitido em junho deste ano. Ele encerrou sua passagem com oito vitórias, sete empates e oito derrotas, em 23 jogos, um aproveitamento de 44,9%.
Já a segunda passagem de Moreira foi curta, de junho a agosto deste ano. Ele conseguiu um rendimento de apenas 27%, com duas vitórias, dois empates e seis derrotas, em 10 jogos. Diferentemente da atual temporada, em 2017, ele devolveu o Coelho à elite do futebol brasileiro com o título da Série B.
Por Redação











