Esporte
Embalado, Cruzeiro desafia Bahia fora de casa para seguir entre os primeiros do Brasileirão

Garantido na semi da Copa do Brasil, ao bater o Atlético, time celeste busca triunfo em Salvador para não deixar Flamengo e Palmeiras abrirem folga na tabela
Embalado pela vaga na semifinal da Copa do Brasil, o Cruzeiro volta a campo nesta segunda-feira (15/9) para encarar o Bahia, em Salvador, no encerramento da 23ª rodada do Brasileirão. E pode ter mudanças em relação à equipe que bateu o arquirrival Atlético na semana passada pela competição nacional.
Dos titulares no clássico do Mineirão, apenas o volante Lucas Silva não estará disponível, devido à suspensão por cartão amarelo. O capitão da equipe terá que cumprir suspensão por ter levado o terceiro cartão amarelo na vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo na rodada anterior do Brasileirão.
O meia Eduardo, que chegou a entrar em campo na reta final do clássico pela Copa do Brasil, também não pode atuar pelo Brasileirão, já que segue cumprindo punição imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça
Desportiva) pela expulsão diante do Vitória.
Desta forma, Matheus Henrique, totalmente recuperado da lesão no menisco do joelho direito, é o mais cotado a ficar com a vaga.
Mas a dúvida principal é se Jardim ‘preservará’ alguns dos titulares que vinham com maior sequência de partidas. Em especial a dupla Fabrício Bruno e Kaio Jorge, que, além dos compromissos pela Raposa, também serviram a seleção brasileira na disputa das Eliminatórias.
O zagueiro teve que contar com uma ‘operação especial’ para voltar a tempo a Belo Horizonte após atuar pela seleção brasileira nos 4.100 metros de altitude de El Alto, na Bolívia, pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Caso ele seja poupado, Jonathan Jesus seria a primeira opção.
Jogadores do Cruzeiro reunidos no centro do gramado antes de mais uma partida pelo Brasileirão
Já Kaio Jorge, que foi cortado da seleção após sofrer uma lesão muscular diante do Chile, voltou a Belo Horizonte mais cedo e fez trabalho intensivo no departamento de saúde e performance da Raposa para estar à disposição de Jardim. E todo o esforço foi recompensando: ele fez os dois gols da vitória sobre o Atlético, que confirmaram a vaga nas semifinais da Copa do Brasil.
Após o clássico, Kaio Jorge deu sequência ao tratamento na Toca, mas participou de parte dos treinos em campo com os companheiros. Assim, a tendência é de que seja mantido no time. De toda forma, caso o artilheiro do Brasileirão (15 gols) seja preservado, Jardim pode optar por uma formação até mesmo com Gabigol como titular.
CARAS NOVAS?
Se pode optar por preservar alguns de seus principais jogadores, por outro lado, Jardim terá reforços à disposição para o duelo com o Bahia.
Reforços contratados pelo clube, no último dia da janela de transferências, o lateral-direito Kauã Morais, o volante Ryan Guilherme e o atacante Keny Arroyo foram regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) e estão aptos a estrear pela equipe celeste.
Além deles, o atacante Sinisterra, que já vem sendo progressivamente acionado por Jardim nas duas últimas partidas, também deve ser opção.
O OUTRO LADO
Com passagem tensa pela Raposa no ano do rebaixamento (2019), o técnico Rogério Ceni enfrenta dificuldades para escalar o Bahia diante do Cruzeiro.
A principal baixa do Bahia é o meia Lucho Rodríguez, que foi negociado para o futebol saudita e já se despediu do clube.
Para complicar, o treinador terá seis desfalques por lesão: o zagueiro Kanu, os volantes Caio Alexandre e Erick, e os atacantes Ademir, Erick Pulga e Tiago.
Ceni também tem dúvidas de ordem técnica. No gol, Ronaldo pode ceder lugar a João Paulo. Gilberto e Santiago Arias disputam uma vaga na lateral-direita e Cauly e Rodrigo Nestor por um lugar no ataque.
PROVÁVEL CRUZEIRO: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Matheus Henrique, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim
PROVÁVEL BAHIA: Ronaldo; Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Kayky, Cauly (Rodrigo Nestor) e Willian José. Técnico: Rogério Ceni
FICHA TÉCNICA
BAHIA x CRUZEIRO
Motivo: 23ª rodada do Brasileirão 2025
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 15 de setembro de 2025
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Daniel Luis Marques (SP) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Transmissão: Canais SporTV e Premiere.
Por Redação
