Esporte
Cruzeiro contrata o técnico Tite, que tem data para chegar a Belo Horizonte
Brasileiro foi o escolhido para substituir o português Leonardo Jardim, que pediu para sair
Após alguns dias de conversas, o Cruzeiro acertou a contratação do técnico Tite. Gaúcho de 64 anos, com rodagem pelo futebol nacional e técnico do Brasil em duas Copas do Mundo, deve chegar a Belo Horizonte nesta terça-feira (16/12) para assumir o cargo deixado pelo português Leonardo Jardim, cujo pedido de rescisão contratual foi oficializado nessa segunda-feira (15/12).
As negociações se iniciaram antes mesmo do então comandante terminar a temporada, já que ele havia externado esse desejo de saída às pessoas do clube há algumas semanas, especialmente a direção. Pressa pelo acerto de um novo nome se dá pelo calendário apertado – tendo jogado pela última vez nesse domingo (14/12), o elenco estrelado se reapresentará aos trabalhos no início de janeiro de 2026.
Adenor esteve na seleção brasileira durante mais de seis anos
Nesta segunda-feira (15/12), representantes do Cruzeiro se reuniram com Tite e seu estafe para acertar os detalhes da contratação do técnico e conversar sobre o projeto desportivo. A Redação apurou que o encontro foi avaliado como positivo pelas partes, que estão prestes a oficializar a contratação do treinador. Ele deve assinar contrato de uma temporada.
Tite e sua comissão técnica serão os principais responsáveis pela montagem do elenco estrelado para a próxima temporada, ao lado do diretor esportivo, Joaquim Pinto. Saídas do clube acontecerão nas próximas semanas, assim como contratações de jogadores.
Os novos funcionários da Raposa deverão vir a Minas Gerais em aeronave de Pedro Lourenço, presidente e dono da SAF celeste. Compõe a equipe de Tite figuras como os auxiliares Matheus Bachi e Vinícius Bergantin e o preparador físico Fábio Mahseredjian.
Opções
Conforme apurou a Redação, Tite não era a primeira opção da diretoria da SAF, que desejava o português Artur Jorge, multicampeão pelo Botafogo e atualmente no Al-Rayyan, do Catar. No entanto, o clube árabe não quis se desfazer do treinador.
Outro nome cotado para a posição foi do uruguaio Paulo Pezzolano, que fez sucesso no Cruzeiro especialmente em 2022. Após passagens por Real Valladolid e Watford, está sem clube desde outubro, quando foi demitido na Inglaterra.
Histórico
Natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Adenor Leonardo Bachi tem 64 anos e rodagem pelo futebol brasileiro. Com passagem por times como Juventude, Grêmio, Atlético e Corinthians, atingiu o seu auge na seleção brasileira, onde foi o comandante entre 2016 e 2022, ou seja, em duas Copas do Mundo.
Após esse trabalho, assumiu o Flamengo, onde ficou entre 2023 e 2024 – saiu em setembro, ou seja, há mais de um ano. Em 2025, chegou a estar apalavrado com o Santos, mas alegou problemas pessoais e resolveu continuar longe dos gramados. Agora, ele entende que está apto a voltar aos trabalhos à beira de campo.
Por Redação










