Notícias
Após retorno, autódromo de Curvelo mira se tornar etapa fixa da Stock Car

Circuito dos Cristais recebe aprovação de pilotos e público em seu retorno à categoria, oito anos depois
Após um hiato de oito anos, o Autódromo Circuito dos Cristais, em Curvelo, voltou a sediar uma etapa da Stock Car Pro Series Brasil, e a aprovação foi unânime. Realizada nesta ultima semana, a corrida marcou o retorno da categoria ao circuito, que já havia recebido a competição em 2016 e 2017. Agora, o objetivo da gestão do autódromo é ambicioso: fixar Curvelo no calendário anual da Stock Car.

Em entrevista para o jornal O Tempo, o diretor-geral do autódromo, Marco Túlio, relembrou os desafios das primeiras edições da Stock Car no local. Ele explica que a recém-inauguração da pista na época foi um dos principais obstáculos. “Naquela época foi sofrido, pois logo após a inauguração do autódromo, já vieram os eventos. Também tivemos um período de intervalo sem a Stock Car aqui. Aí teve toda aquela situação de pandemia, as dificuldades que nós vivenciamos”, relatou.
Do desafio à excelência: o desenvolvimento do circuito
A experiência acumulada levou a uma série de melhorias, que foram elogiadas pela própria organização da Stock Car. “A gente tinha poucas áreas de convivência aqui, o piso era praticamente todo em terra. De lá para cá, nós criamos novas estruturas para o público, novos parques para estacionamento, para receber as equipes. E fomos desenvolvendo”, explicou Marco.
Durante os anos sem a Stock Car, o Circuito dos Cristais se consolidou como uma pista multifuncional, abrigando outras categorias como Copa Truck, Nascar e MotoGP, além de eventos de teste veicular durante a semana. “Aqui funciona de segunda a sexta-feira, todos os dias, de seis horas da manhã a uma hora da madrugada. E isso trouxe um desenvolvimento”, pontuou o diretor.
Confirmado para 2026, com foco no futuro
O empenho deu resultado: o Circuito dos Cristais já está confirmado como uma das etapas da Stock Car em 2026. A notícia, que veio após um acordo com a Vicar, aumenta a esperança de que o autódromo se torne uma casa permanente da competição. Marco Túlio, no entanto, mantém a cautela. “Isso não é garantido, mas sobre a nossa intenção, não tenho a menor dúvida de que sim. Temos boas ideias, bons planos de fazer eventos esportivos e de entretenimento”, afirmou.
A avaliação positiva se estende a quem mais importa: o público e os pilotos. O empresário Guilherme Fonseca, que visitou o autódromo com a família, elogiou a infraestrutura. “Fiquei surpreso. Estrutura muito boa, espaço grande, tudo novinho, bem organizado”, avaliou. A opinião foi compartilhada por sua esposa, a advogada Roberta Bravo, que destacou a organização para receber famílias com crianças.
Do lado dos competidores, a pista também foi aprovada. Felipe Batista, da Car Racing, que correu em Curvelo pela primeira vez, elogiou o circuito. “A pista é muito legal, muito divertida. É uma pista que precisa de uma administração no desgaste do pneu, é uma pista completa”, disse. Ele reforçou a importância de ter mais circuitos diferentes no calendário para aumentar a competitividade e a imprevisibilidade do campeonato. “A gente quer conhecer lugares novos, ter surpresas na temporada”, concluiu.
Com informações de O TEMPO
