O Campeonato Mineiro 2025 começa neste sábado com 12 equipes na disputa. América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro são os cabeças de chaves dos três grupos da fase de classificação. Os dois jogos da final estão programados para os dias 8 e 15 de março, quando será definido o campeão. O mineiro será o primeiro torneio do Brasil a ter mais SAFs que associações na história do futebol brasileiro.
Times participantes
América-MG, Athletic Club, Atlético-MG, Cruzeiro, Democrata GV, Betim, Itabirito, Aymorés, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e Villa Nova-MG.
Quem mais venceu o Campeonato Mineiro?
O Atlético-MG é o maior campeão do estadual de Minas Gerais, com 49 títulos. O Cruzeiro tem 38 e busca quebrar a sequência de cinco títulos do maior rival. O América-MG vem em terceiro, com 16 troféus.
Além dos três principais times de Belo Horizonte, outros quatro clubes já venceram o Mineiro. Veja a lista dos campeões:
Grupos do Campeonato Mineiro 2025
Grupo A: Atlético-MG, Betim, Tombense e Uberlândia
Grupo B: América-MG, Athletic Club, Democrata GV e Itabirito
Grupo C: Cruzeiro, Aymorés, Pouso Alegre e Villa Nova-MG
Os primeiros jogos do Mineiro 2025
1ª rodada
Sábado (18/1) – 17h – Pouso Alegre x Athletic – Manduzão, Pouso Alegre.
Sábado (18/1) – 19h – Itabirito x Betim – Independência, Belo Horizonte.
Domingo (19/1) – 10h – Democrata GV x Villa Nova – Mamudão, Governador Valadares.
Domingo (19/1) – 11h – Aymorés x Atlético-MG – Paulo Paschoalino, Ubá.
Domingo (19/1) – 20h – Cruzeiro x Tombense – Mineirão, Belo Horizonte.
Domingo (19/1) – 21h – Uberlândia x América-MG – Parque do Sabiá, Uberlândia.
Regulamento
As equipes foram divididas em três grupos de quatro times na fase de classificação. Esses times vão enfrentar somente adversários dos outros grupos, totalizando oito rodadas. Classificam para as semifinais os melhores de cada chave e mais o segundo colocado de melhor campanha entre todos.
As fases de semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Entretanto, no caso de empate no placar agregado, a decisão irá para os pênaltis, e não mais classificará o time de melhor campanha.
O rebaixamento não será mais decidido num triangular, mas sim com a queda dos dois últimos pela classificação geral (e não por grupo), sem a formação do triangular final de rebaixamento.
O Troféu Inconfidência foi mantido e vai ser disputado em semifinal e final, com a participação do quinto ao oitavo colocado geral da primeira fase.
VAR
Mais uma vez, o recurso do Árbitro de vídeo (VAR) será utilizado em todas as partidas da competição, desde a fase classificatória. A tecnologia será custeada pela FMF.
Por Redação