O Governo de Minas publicou, neste sábado (15), aviso de licitação para concessão do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os trechos contemplam a Linha Verde (MG-10), MG-424 (“Estrada Velha” como é conhecida em Sete Lagoas) e LMG-800 e abrangem 13 cidades. A publicação foi feita por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

Os trechos licitados no pacote passam por Belo Horizonte, Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas.
Segundo o aviso publicado, a licitação será na modalidade de concorrência internacional com leilão em 13 de junho de 2025 a partir das 14h na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão em São Paulo. O aviso também informa que os documentos da licitação (edital, contrato e anexos) estarão disponíveis no site da Seinfra a partir de hoje.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, as melhorias vão impactar na produtividade, na economia da região e, principalmente, na qualidade de vida de quem usa essas rodovias diariamente.
“O projeto da concessão é mais um esforço do Governo do Estado para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana. Vivemos no terceiro maior aglomerado urbano do país e lidamos diariamente com perda de tempo no trânsito, afetando a produtividade no trabalho e tempo de qualidade com as famílias. Com a concessão estimamos, por exemplo, uma redução de 30 minutos do tempo gasto no deslocamento BH-Sete Lagoas, pela MG-424, e igualmente no trecho entre a capital e a Serra do Cipó, pela MG-010”, afirmou Pedro Bruno.
Ao longo do período de contrato de concessão, serão investidos cerca de R$ 5 bilhões. Estão previstas obras de ampliação de capacidade ao longo de todo o trecho. O destaque está para a construção de três novos contornos viários, já em pista dupla, nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos.
Ainda serão executados 44 quilômetros de novas pistas, entre duplicações, terceiras faixas e vias marginais, além de inclusão de acostamento em todo o trecho. A iniciativa prevê, também, a construção de 31 novos viadutos e pontes, 23 novas passarelas nas travessias urbanas com foco nos pedestres, 26 pontos de ônibus.
As exigências contratuais não admitem buracos e trincas no asfalto e determinam padrões de qualidade, garantindo pistas em boas condições do pavimento todos os dias pelos próximos 30 anos. Com investimentos em infraestrutura, o projeto deve gerar mais de 24 mil empregos diretos e indiretos.
A cobrança de pedágio será feita somente após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato.
Serviços
Os motoristas também contarão com serviços de assistência 24 horas por dia. Em casos de emergência médica, o atendimento chegará ao local em até 30 minutos. Já para problemas mecânicos, como pane elétrica ou pneu furado, o socorro será prestado em no máximo uma hora.
Um centro de controle operacional e duas bases de serviços operacionais serão implantados para coordenar todos estes serviços, garantindo apoio e segurança aos usuários das rodovias.
Por Vinícius Oliveira