O Atlético não sabe o que é ficar de fora da final do Campeonato Mineiro desde 2006. São 18 anos seguidos chegando à decisão do estadual e, em 2025, o Galo ainda tenta alcançar a marca do hexacampeonato, feito que o clube só conseguiu uma vez na história, de 1978 a 1983. Porém, a expectativa de empilhar mais uma taça pode se transformar em vexame, com a ameaça de eliminação ainda na primeira fase.
O clássico contra o Cruzeiro neste domingo (9/2), às 16h, no Mineirão, será decisivo para o futuro do Atlético na competição. Até mesmo um empate, aliado a uma combinação de resultados, poderá encerrar as chances de uma classificação à semifinal restando ainda uma rodada para o fim da primeira fase. Tal feito nunca aconteceu desde que o Mineiro passou a ser disputado neste formato, em 2004.
O Atlético é o terceiro colocado do Grupo A, com 10 pontos. O Tombense é o segundo, com a mesma pontuação, porém uma vitória a mais, enquanto o Betim lidera com 11. O time da capital não depende só dele para avançar de fase, mas caso vença o Cruzeiro no domingo (9) e o Itabirito, na última rodada, as chances de classificação aumentam consideravelmente. Se este cenário acontecer, o Galo só fica de fora da semifinal em caso de duas vitórias do Tombense e duas vitórias do Betim.
Por Edmar Rocha