Dupla soma mais da metade dos gols do cruzeiro na competição.
Coletivamente, o Cruzeiro vive momento de oscilação neste início de temporada. Mas, separando por setores, dá para dizer que há situações opostas em relação aos números. Os atacantes – liderados por Gabigol e Bolasie – fazem bem o papel, marcando 90% dos gols da equipe. O setor defensivo peca no Campeonato Mineiro.
O Cruzeiro fez contratações importantes para o ataque em 2025, considerado o setor mais escasso de opções no ano passado. Inclusive, os nomes de mais peso buscados no mercado foram os atacantes Dudu e Gabigol, que estão entre os mais vitoriosos do futebol brasileiro nos últimos anos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/L/C/4T27eSSSeM8bZpxNYD3A/agif25020219274161.jpeg)
Gabigol e Bolasie comemoram gol do Cruzeiro no Mineirão
Além deles, chegaram Bolasie e Marquinhos, que disputaram o Brasileirão passado por Criciúma e Fluminense, respectivamente. Todos eles já foram às redes neste início de trajetória com a camisa do Cruzeiro.
O artilheiro do time, atualmente, é Gabigol, com quatro gols marcados. Logo atrás vem o congolês Bolasie, que marcou três gols, mesmo sendo reserva em boa parte dos jogos. Dudu e Marquinhos, que são considerados titulares pelos lados do campo, marcaram uma vez cada.
Entre os atacantes remanescentes de 2024, Lautaro Díaz é o único que foi às redes na primeira fase do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro tem o quarto melhor ataque da competição, com 11 gols em oito jogos. Dez deles foram anotados por atacantes, representando 90% do total.
Leonardo Jardim, recém-chegado ao Cruzeiro, ganhará outras opções para o ataque, tanto em um futuro breve, quanto a médio prazo. Kaio Jorge, que terminou o ano em alta, está prestes a jogar, após trabalho de fortalecimento muscular – ele participou de apenas um jogo em 2025. Dinenno, fora desde agosto com lesão importante no joelho, tende a retornar em abril.
Zaga gera preocupação
Se os atacantes estão correspondendo em um início de temporada – ainda que haja consenso sobre possibilidade de aumentar o volume de jogo -, o sistema defensivo não tem conseguido bons números. São nove gols sofridos em oito jogos. Média superior a um por partida e apenas a sexta melhor zaga da competição.
Um detalhe que chama atenção é que o Cruzeiro só não foi vazado em um jogo oficial nesta temporada – na vitória por 1 a 0 sobre o Tombense, na abertura do Mineiro. Desde então, com Fernando Diniz, Wesley Carvalho e na estreia de Leonardo Jardim, foram sete jogos seguidos sendo vazado.
Nessa sexta-feira, o clube anunciou a contratação do paraguaio Mateo Gamarra, que chega do Athletico-PR como reposição a João Marcelo, que sofreu grave lesão no joelho. Além dele, Jardim tem à disposição os zagueiros Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Lucas Villalba, além de contar com Bruno Alves e Janderson, titulares do sub-20, à disposição no profissional.
Por Redação